terça-feira, 28 de julho de 2015

FAÇA VOCÊ MESMO: Prato para doce divertido!

Como a maré não está pra peixe, garoupa (nota de R$ 100,00) está quase em extinção na atual crise política, econômica, energética e hídrica, vamos ser criativos. Com pouco investimento pode-se alcançar ótimos resultados. E por isso, no “faça você mesmo” de hoje, vamos aprender a fazer um prato para doce onde o pedestal será um urso. Oi?! Sim! E vou provar para vocês que ele fica ótimo em mesa com decoração despojada ou sofisticada. Agora, se você não é da minha turma, não curte animal na decoração, servirá para a festa infantil do seu filho. 
Mas... se "queimar" uns reais não faz diferença, você pode comprar um pronto, estilo “Existe um mundo melhor, mas é caríssimo”, como esses pratos incríveis de porcelana italiana expostos abaixo: 


Agora, pare! Volte da ilha da fantasia, crave o pé no mundo real e anote os materiais para fazer o prato de doce. Sigam-me os bons!
  • Prato raso. Importante escolher um que tenha a base reta, facilitará a colagem. Comprei um da Duralex, Linha Opaline Blanc, 27cm de diâmetro, vidro temperado. Você pode optar por prato de plástico também.
  • Animal de plástico rígido. Coloque o prato em cima para ver se ele sustenta. Como encontrei urso somente pequenino, comprei 2, assim não corre o risco de tombar. Se for necessário, lixe o plástico, desgastando, para nivelar com o prato e aumentar a área de contato.
  • Tinta spray para plásticos, cor branca. Se quiser comprar prato e spray de outra cor... sinta-se em casa!
  • Cola apropriada. No meu caso, como colei o plástico no vidro, comprei a cola Epóxi, adequada para vários tipos de materiais. 
Por onde começar? Lavando o bichinho para retirar pó, impurezas e gordura. Após estar totalmente seco, prossiga com a pintura. Leia as instruções contidas na embalagem do spray antes de começar. Dê quantas demãos sejam necessárias para cobrir a superfície. Quanto mais "crespa", mais tinta consumirá, como no caso dos meus ursos do cabelo duro: 

Era uma vez dois ursos-pardos... 

...que se fantasiaram de ursos-polares com prato na cabeça!

Após pintar os animais, espere a tinta secar para poder colar no prato, respeite a quantidade de horas especificada no produto. Importante lavar o prato para retirar as impurezas e enxugar antes de colar. 

A primeira imagem (vista inferior) mostra como fiz a disposição dos ursinhos e na segunda, os pontos em que coloquei epóxi. Como essa cola é verde, depois que secou, foi necessário aplicar duas camadas de spray para esconder.

Pois bem, vamos ver as duas composições, uma mais irreverente, toda colorida, outra mais clássica e monocromática. 
  •  Despojada
Olha a estrela, nosso Prato de Bolo Urso do Cabelo Duro! Não fica uma graça? Cria minha, né... Lógico que vou achar o máximo!

Os "vasos": jarra e xícara de vidro. Esta última é a embalagem de uma marca de creme de avelã. Prova que tudo o que você tem em casa pode ser utilizado na decoração, exercendo nova função. Além disso, tem esse toco, que além de servir como base, ainda tem memória afetiva, era parte do centro de mesa do casamento da minha amada amiga e designer Marcela Hernandes Falsetti. 

Já deu pra perceber que eu adoro um animal de cerâmica ou porcelana, não importa qual bicho é, desde que seja bicho! Ao lado dos passarinhos estão as taças bico de jaca, cor âmbar, um curinga na decoração. Se você gostou delas, vou dar uma dica, se for de Bauru pode ir à loja física, caso contrário, pode comprar no site da MARTYE’S PRESENTES
Não dá pra ver direito, mas o "vaso" dessa foto é uma cremeira, também improvisando.

  • Mais para sofisticada: 
Composição mais clássica, sem exageros, mas não é por isso que não se pode ousar, provocar o riso. O bom humor faz bem para alma! 

Pra nenhum morador do Ártico botar defeito! Porque isso sim é ficar doce, querido urso! 
Aqui o toco que usei não tem a casca da árvore, presente no toco da decoração anterior, procurei evitar o rústico.  

Gostou? Essa BANDEJA ESPELHADA maravilhosa e essas TAÇAS PARA ÁGUA também são da Martye's Presentes e você poderá comprar pelo site. Uma beleza sem fim... 

Foto com foco no porta-guardanapo de pérola. Infelizmente, esse puro luxo, você só encontra na loja física. É uma L-O-U-C-U-R-A!

Para encerrar essa postagem mais que feliz, nada mais apropriado que uma charge. Divirtam-se! 


3 comentários: