quarta-feira, 9 de julho de 2014

Sem limites: GASTÃO DEBREIX!

A Cidade Sem Limites* acolhe também uma mente sem limites: o artista, artesão e poeta visual GASTÃO DEBREIX. Defino, singularmente, como possuidor de uma pluralidade infinda, espírito inquieto e olhar afiado. Olhar este que desencadeia uma visão sem preconceitos, aquela que observa todo tipo de material e, de forma lúdica, cria outras funções, alterando seu status para obra de arte. 
A abundante criatividade aliada ao domínio em várias técnicas e a aptidão para o trabalho artesanal, tornam a obra do artista admirável. E para nossa felicidade a editora Dgraus, em 2011, lançou o livro Gastão Debreix: Razão e Sensibilidade, uma mescla de portfólio e biografia do artista, apresentados em ordem cronológica. Apesar de ser um material exclusivo, com tiragem limitada, podemos adentrar nesse universo através da versão digitalizada, disponível gratuitamente a todos. 
Agora separei uma breve miscelânea de obras para vocês. Vamos ver?

Diálogo
Serigrafia sobre papel, formato 70 x 50 cm, 1990.


Dados Poesia 
Fotografia e arte digital, 2010.


Enigma
Arte digital, formato 17 x 20cm, 2010.


Trama Jornalística
Serigrafia com tinta vinílica sobre lona plástica, formato 120 x 100 cm, 1996.


Trama Orgânica
Serigrafia com terra, areia, carvão, cinza, tijolos, cerâmicas maceradas
 e tinta vinílica sobre tela, formato 100 x 72 cm, 2011.


Caixotes
Homenagem a Geraldo de Barros.
Colagem com reaproveitamento de pallets (pinus), 
diâmetro de 70 cm, Exposição "Um Fazedor", 2000.


Estudo para estamparia de estofados
Marchetaria de madeira maciça, formato 60 x 40 cm,
Exposição "Um Fazedor", 2000.


Impressionados com a arte da marchetaria? Gastão é responsável pelo Atelier e Marcenaria Lapispau, ele coordena a produção das peças e oferece cursos aos interessados em aprender a técnica. O site fornece todos os dados para contato, inclusive disponibiliza fotos do que a oficina já executou, como as peças a seguir: 

Garrafa de Coca-Cola



Xadrez Cidade
2006.



Não conheço seu atelier, mas tive o prazer de presenciar todo esse talento quando fui sua aluna nos cursos de serigrafia e marchetaria ministrados na Casa Ponce Paz, onde exerce a função de professor da Divisão de Ensino às Artes da Prefeitura de Bauru. Foi um grande aprendizado! Gastão, obrigada pela disposição em passar adiante todo seu conhecimento! Ensinar também é uma arte!


*Cidade sem Limites é o nome de uma das concessionárias de transporte público em Bauru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário