sábado, 24 de julho de 2010

PIET MONDRIAN

Pieter Cornelis Mondrian (1872-1944), foi um pintor holandês modernista. Os primeiros trabalhos eram pinturas de calmas paisagens em tons suaves, posteriormente desenvolveu cada vez mais o abstrato, destacando-se por suas obras geométricas com cores primárias.
Mondrian inovou, de forma brilhante, ao representar o mundo através das linhas verticais e horizontais, que significavam as duas forças opostas: o positivo e o negativo, a dinâmica e a estática, o masculino e o feminino. O equilíbrio visual da cor e da forma foi concebido de forma intuitiva, nada estereotipada, não houve nenhuma tentativa de criar a ilusão de profundidade. Segundo o pintor: ''Eu não quero fotos, eu quero descobrir as coisas''. As pinturas da década de 1920 estavam no ápice desta pureza: ''Mondrian queria o infinito, e a forma é finita. A linha reta é infinitamente expansível e o espaço aberto entre duas retas paralelas é infinitamente extensível'', frase retirada do site Artchive.
Essa postagem foi uma breve pincelada sobre o artista, mas... se você quiser aprofundar sobre a biografia, obras, artigos sobre Piet Mondrian e artistas inspirados por sua arte, indico a Artsy’s Piet Mondrian page. Dessa forma, verá por que sua obra influenciou e influencia a arquitetura, arte e o design. 


Composition with Yellow, Blue and Red.
Óleo sobre tela, 1937.


Nenhum comentário:

Postar um comentário