⬛ MATERIAIS:
◆ Braço de merendeira de cantina de escola de freira (Se você for Roots) OU lixadeira orbital (Fortemente indicada);
◆ Folha de lixa para madeira: usei nº 180, nº 220 e nº 320 (depende de como está sua porta);
◆ Fita crepe;
◆ Trincha ou Pincel;
◆ Rolo de espuma;
◆ Fundo à base de água para madeira;
◆ Massa corrida;
◆ Espátula;
◆ Tinta Acrílica Fosca Lavável (recomendo!), mesma cor da parede.
⬛ PASSO A PASSO:
► LIXAR PORTA, BATENTE e GUARNIÇÃO.
Não tenho batente e guarnição, tenho um refugo de caixa de madeira de feirante: muitas farpas, fora de esquadro, buracos, péssima qualidade da madeira... Enfim, por isso comecei com a lixa nº 180, depois a nº 220. Primeiro retirei as fartas, imperfeições e verniz com a nº 180, em seguida dei acabamento com a lixa mais fina. Após tudo estar devidamente lixado, passar pano úmido para retirar o pó e poeira.
Guarnições e metade da porta lixada. A metade "brilhante", ainda não lixada, com verniz.
► PASSAR O FUNDO PREPARADOR PARA MADEIRA.
Colar fita crepe na parede, rente à guarnição, para preservar as paredes. Retirar maçaneta ou protegê-la com fita crepe. Não aplicar o produto nas dobradiças, fita crepe nelas. Depois do pano úmido, esperar secar antes de efetuar a primeira demão do fundo para madeira. Passadas as horas indicadas na lata, executar a segunda demão.
Aplicando a segunda demão para melhor cobertura da superfície.
📌 ATENÇÃO! Observar as instruções contidas na embalagem do produto:
◆ Demãos: quantas aplicações necessárias;
◆ Secagem: intervalo entre as demãos;
◆ Diluição: quantidade específica do produto + quantidade de água.
► APLICAR MASSA CORRIDA.
Massa corrida?! Pra quê? Pode ser que você não precise, mas eu...
A guarnição da minha porta, aquela moldura que dá acabamento batente/parede, é toda assim: cheia de vãos e buracos. Veja as fotos 1 e 2.
Fotos 3 e 4: Passar massa corrida nas imperfeições. No dia seguinte, lixar com a nº 320 os locais que estavam com a massa até nivelar com a madeira, depois lixar a porta toda também com a lixa nº 320. Assim, deixará a superfície mais homogênea ao toque. Em seguida, pano úmido para tirar o pó.
► PINTAR.
Ler as instruções da lata quanto à diluição, demão e secagem. Aplicar primeira demão e aguardar o tempo estabelecido para secagem. Depois de transcorrido o tempo determinado na embalagem, pintar a segunda demão. Agora é só aguardar a secagem novamente para poder retirar a fita crepe. Minha porta camuflada ficou assim:
Abaixo outra porta, essa pintei com a intenção de integrá-la ao papel de parede:
Mas se você tem uma linda porta e quer destacar toda a belezura, pinte com uma cor contrastante com a parede, como essa porta M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A da entrada de um apartamento que fotografei ano passado:
✽ O lado bom do “faça você mesmo (a)” é que você passa a dar valor ao trabalho do prestador de serviço, percebe quanto tempo e esforço foi despendido na tarefa. No fim você pode comparar: o preço cobrado é justo! Desde que o profissional faça um ÓTIMO trabalho...