terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Meu Deus do Céu, que PAPELÃO!

O Dicionário Online de Português define PAPELÃO como: "s.m. Papel muito grosso e forte. Fig. Indivíduo fátuo, orgulhoso, parlapatão. Bras. Fig. Papel ridículo ou vergonhoso; fiasco.", mas hoje falaremos só do papel muito grosso e forte, especificamente dos móveis feitos de papelão, confeccionados pela empresa 100't, além da matéria-prima ser biodegradável (decorrência da consciência com o meio ambiente), impressionam pelo design, funcionalidade, armazenamento, montagem simples e custo mínimo. Uma criação tão espetacular que o fiasco, aquele outro tipo de papelão, nem chega perto. Vamos conferir?














quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Apertamento

O título é esse mesmo, um neologismo indispensável para designar o novo conceito de apartamento pequeno, às vezes, minúsculo. As construtoras abraçaram a frase do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe: "less is more" ("menos é mais"), porém não no contexto em que foi criada, enquanto o arquiteto referia-se à arquitetura de geometria clara, minimalista e sofisticada, livre de ornamentos e excessos, os aglomerados urbanos tenderam para a restrita dimensão dos espaços habitacionais, menos espaço, mais apartamentos. Enfim, se você, caro(a) leitor(a), assim como eu, mora num "apertamento", além de ser necessária a marcenaria planejada, extraindo funcionalidade de cada cantinho, você pode adquirir peças que atendam 2 funções ao mesmo tempo, por exemplo, um puff com função de baú, só retirar o assento e armazenar seus objetos ou um mobiliário dobrável, que pode ser guardado, liberando espaço quando necessário, além de infinitas outras possibilidades. Por isso, resolvi abrir meu coração e compartilhar uma mesa que projetei para minha cozinha, ela desmonta e posso guardá-la no armário, junto com os banquinhos dobráveis ou colocá-la na sacada, mudando de lugar conforme a conveniência. Vamos ver qualé dessa mesa, sigam-me os bons!

Uma perspectiva da cozinha do apertamento.

Mobiliário prático, os bancos dobráveis e a mesa desmontável, são fáceis de guardar quando não estão em uso, veja-os abaixo: 

Mesa desmontada, cabe dentro do armário ou escondida no baú da cama box.

Banco dobrável: peça versátil, atende tanto a função de assento extra como também pode ser mesa lateral. O orifício no assento permite pendurá-lo após o uso. Os meus comprei na Tok&Stok, mas há outras empresas que vendem.

Para encerrar a postagem, não poderia deixar de falar do caminho e guardanapos de tecido que ornamentam a mesa, além de belos, servem para protegê-la contra riscos, umidade e calor. Um tempinho em uma loja de tecidos mais o talento da caprichosa Sônia, renderam três joguinhos composto de 1 pano de prato, 2 guardanapos e 1 caminho. Isso me lembra mais uma frase de Mies van der Rohe: “Deus está nos detalhes”.
Lindinhos! Adorei!

AGRADECIMENTOS:
  • Execução marcenaria:Valério Móveis.
  • Pintura mesa: Durval Duarte.
  • Tinta: Viva Tintas.
  • Cachepot branco: Martye’s Presentes.
  • Confecção caminhos, guardanapos e panos de prato: Sônia Lima. Como se não bastasse costurar muito bem, cozinha que é uma loucura e você pode experimentar os quitutes na Feira Agroecológica, barraca "Coisas da Sogra", às quintas-feiras, das 16h às 20h, na quadra 1 da rua Doutor Fuas de Matos Sabino, próximo da avenida Getúlio Vargas, em Bauru-SP. Eu recomendo! 


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Simplesmente criativo!

Já se deparou com algo tão simples, mas de criatividade ímpar? O deslumbramento está justamente nisso: simplicidade! Quem nos proporciona esta singela capacidade inventiva é o ilustrador, diretor de arte e designer gráfico JAVIER PÉREZ. Os desenhos abaixo provocam o riso, consequência do casamento entre o processo criativo mais a diversão e, o melhor, sem artifícios extravagantes para chamar a atenção, utilizou estruturas já existentes e explorou novas formas e funções. Esse olhar simples, sutil e livre como uma criança, deixa a vida até mais leve, não? 






"Se você não está preparado para o erro, nunca criará algo original."
              (Ken Robinson)